No dia 30 de março, um total de 39 aves voltou à natureza graças aos esforços de reabilitação que vêm sendo realizados no Peru pela Aiuká, pelo governo e por entidades parceiras. Os animais receberam cuidados veterinários de acordo com todos os protocolos internacionais de atendimento e reabilitação depois de resgatados em decorrência de um acidente com derramamento de petróleo.
Ainda em março, as equipes da Aiuká e de voluntários do Parque de Las Leyendas, situado em Lima e onde os animais são tratados, foram homenageadas em cerimônia realizada no local. Esse reconhecimento foi feito pelos esforços na reabilitação das aves oleadas e ocorreu durante as comemorações do 58º aniversário do Parque de Las Leyendas. Os profissionais receberam um certificado de agradecimento das mãos de autoridades da Prefeitura de Lima e da Diretoria do Parque.
O trabalho vem sendo desenvolvido pela Aiuká em parceria com autoridades locais e com o apoio de instituições parceiras, em especial do Proyecto Golondrina de La Tempestad de Collar, do International Bird Rescue (IBR), do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM- FURG) e da Fundación Mundo Marino.
A equipe iniciou os trabalhos no dia 21 de janeiro e, desde então, não houve interrupção dos serviços prestados, que incluem gestão, reabilitação e manejo dos animais afetados, captura, monitoramento terrestre e embarcado.