Em maio, as equipes da Aiuká envolvidas na reabilitação de animais impactados por um derramamento de óleo no Peru se reuniram para fazer um balanço dos resultados das atividades que já vêm sendo desenvolvidas desde janeiro, mês de ocorrência do acidente. A reabilitação dos animais é feita pela Aiuká em parceria com autoridades locais e com o apoio de instituições parceiras, em especia do Proyecto Golondrina de La Tempestad de Collar, do International Bird Rescue (IBR), do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM- FURG) e da Fundación Mundo Marino.
Ainda em maio, mais de 22 aves marinhas reabilitadas voltaram à natureza graças aos cuidados que receberam. Outras solturas de aves já ocorreram em decorrência do sucesso do tratamento veterinário recebido, contemplando mais de 100 animais liberados até o momento.
As atividades começaram em 21 de janeiro, sem interrupção, e contemplam a gestão, a reabilitação e o manejo dos animais impactados, além do monitoramento terrestre e embarcado e captura. Os animais recebem cuidados veterinários de acordo com todos os protocolos internacionais de atendimento e reabilitação.