A Aiuká é uma das instituições autoras do Plano de Contingência para Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP) no Estado do Rio de Janeiro, lançado em 24 de maio. O objetivo é estabelecer medidas de prevenção e controle da doença em aves domésticas, silvestres e exóticas, assim como determinar um fluxo de informação entre os órgãos envolvidos caso haja ocorrências da doença em animais no Rio de Janeiro.
Essa diretriz é uma iniciativa conjunta de profissionais da Aiuká, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (SEAPPA/RJ), do Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA/RJ), do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres (CEMAVE/ICMBio) e da Universidade de São Paulo (USP).
Profissionais envolvidos na resposta ao enfrentamento da doença em outros países, como International Bird Rescue (IBR) e Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB), ambos parceiros da Aiuká, e da Aiuká Peru também contribuíram com suas experiências para o melhor entendimento dos desafios vivenciados em cada cenário.