A conexão entre as mudanças climáticas e eventos ambientais extremos é intrínseca, gerando um panorama desafiador que impacta diretamente nossas vidas, os ecossistemas e a fauna.
O aumento nas temperaturas globais, uma característica marcante dessas mudanças, expõe as comunidades humanas a condições muito intensas e desencadeia alterações nos padrões do clima.
Essa elevação no “termômetro” contribui para a frequência de fortes tempestades, prolongadas secas, incêndios florestais e inundações, fenômenos que muitas vezes testemunhamos pessoalmente em nossas localidades e também acompanhamos na mídia.
Essa variação extrema do clima prejudica diretamente a biodiversidade, impactando habitats naturais e colocando em risco diversas espécies, desencadeando situações de emergência para a fauna. Um exemplo claro disso foi a “Operação Emergência Botos Tefé” em outubro, em resposta às mortes de botos-cor-de-rosa e tucuxis devido à seca histórica nos rios da Amazônia. A Aiuká esteve presente nessa colaboração, que como ponto focal a organização Yaqu Pacha, envolvendo o Instituto Mamirauá, e também o National Marine Mammal Foundation (NMMF) e a International Fund for Animal Welfare (Ifaw), fornecendo suporte essencial à operação.
A fauna, já vulnerável, enfrenta desafios adicionais, como a disponibilidade de alimentos e as alterações nos ciclos reprodutivos. Esses eventos destacam a importância de estarmos preparados para responder a situações de emergência, garantindo a preservação da vida.
Podemos afirmar que as mudanças climáticas são parte da raíz das emergências ambientais mais frequentes e intensas, exigindo prontidão para enfrentar esses desafios. A implementação de planos e práticas sustentáveis é fundamental para mitigar os impactos adversos no meio ambiente e na fauna, trabalho que a Aiuká realiza desde o planejamento e gerenciamento de crises até capacitação e exercícios de treinamento para respostas eficazes, incluindo o resgate e reabilitação de fauna.
Equipes em atuação na “Operação Emergência Botos Tefé”
Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, Aqua Viridi, Aquasis, Azul, Corpo de Bombeiros de Tefé, CRMV/AM, European
Association for Aquatic Mammals, Exército Brasileiro, Friends of Nuremberg Zoo Association, Fundação Mamíferos Aquáticos, Fundación Mundo Marino, GRAD – Grupo de Resgate de Animais em Desastres, Greenpeace, IBAMA, INPA, Instituto Aqualie, Instituto Baleia Jubarte, Instituto Mamirauá, Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), International Fund for Animal Welfare, IPAAM, Lapcom-USP, LATAM, Loro Parque Fundación, Marinha do Brasil, National Marine Mammal Foundation, Nuremberg Zoo, Oceanogràfic València, Planète Sauvage, Polícia Militar do Amazonas, Prefeitura de Tefé, R3 Animal, Rancho Texas, Sea Shepherd Brasil, Sea Shepherd France, SeaWorld & Busch Gardens Conservation Fund, SEMMAC-Tefé, Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Voepass, WWF-Alemanha, WWF-Brasil, YAQU PACHA e Zoomarine Portugal.