Um urubu-preto (Coragyps atratus) resgatado no dia 26 de outubro foi solto no dia 6 de dezembro depois de reabilitado pela equipe do Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ). Ele teve alta depois de confirmadas condições clínicas atestando que estava apto para soltura. O urubu foi mantido em um rigoroso período de quarentena e liberado depois de constatado que não portava o vírus da influenza aviária. Também se recuperou de uma fratura no osso esterno.
Responsabilidade Socioambiental
A Aiuká entende que sua missão não se limita aos serviços prestados, alcançando também ações que vão ao encontro da compreensão ética da necessidade de proteção igualitária para todos os seres do planeta.
Dessa forma, recebe e reabilita a fauna marinha que é encontrada, encaminhando aos Centros Operacionais da organização no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Os COPs Aiuká tratam e reabilitam os animais para, depois, devolvê-los ao seu habitat. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe de médicos veterinários altamente qualificada e especializada, que se empenha em oferecer aos animais tratamentos adequados e referendados pela comunidade acadêmica nacional e internacional.