Mais uma vez, a Aiuká compartilhou sua experiência na reabilitação de animais silvestres de forma científica. Em junho, a equipe da Aiuká participou do II Simpósio Internacional sobre Patologia Veterinária para Conservação da Fauna (PATOCON), mesmo mês em que publicou um artigo sobre caso inédito de reabilitação em jornal científico (saiba mais aqui).
A equipe da Aiuká apresentou três trabalhos no evento. “Em um deles, descrevemos um caso de uma avoante (Zenaida auriculata) contaminada por óleo diesel, relatando todas as alterações encontradas após sua morte, além de algumas diretrizes para esse tipo de caso”, explicou Tamiris Rodrigues, da equipe de Operações da Aiuká.
Outro trabalho abordou um caso de uma onça-parda (Puma concolor) que sofreu um acidente automobilístico e não resistiu. “Encontramos dois embriões em formação dentro de seu útero, além de um achado inédito de um tumor que não há registros na literatura em animais silvestres.”
Por fim, foi apresentado um estudo sobre um endoparasita encontrado em uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris). “Destacamos a importância da saúde única, pois se tratava de uma parasitose zoonótica muito comum nessa espécie, que necessita de controle populacional em várias regiões do nosso país.”
Para Tamiris, “experiências como esta são muito bem-vindas para o desenvolvimento de nossa equipe, motiva-nos a estudar, desenvolver materiais científicos e a ter trocas com profissionais de outras instituições, além de poder compartilhar um pouco da vivência tão rica que temos dentro da empresa”.