O ano de 2024 foi de desafios, aprendizados, mudanças e conquistas para a Aiuká. Em diversas oportunidades, pudemos conectar os colaboradores, clientes e parceiros com a fauna e o meio ambiente.
Com a união entre propósito e esforços de todos os integrantes do time, traçamos as estratégias para as “Novas Rotas” e seguimos ao longo do ano motivados para manter a Aiuká como referência no planejamento e gestão de fauna em emergências ambientais. Além de compartilhar conhecimento, experiência e estreitar laços que contribuíram para o desenvolvimento de soluções para a fauna no mercado nacional e internacional, desde a comunidade onde estamos inseridos, passando por organizações licenciadoras, até os grandes players do setor privado.
Em número recorde na nossa história, participamos de mais de 50 simulados de emergências ambientais em todo o país e também no Peru e Estados Unidos, fortalecendo nossa expertise em resposta a eventos envolvendo a fauna. Reforçamos nossa presença no Peru com atividades durante a Semana do Meio Ambiente, como o estande na Planta de Fraccionamiento de Líquidos de Gas Natural em Paracas, e em eventos como o “Taller de Necropsia y Toma de Muestra en Aves Marinas” na Universidade Ricardo Palma. Também estivemos na Argentina, contribuindo para o avanço do planejamento e preparação para emergências com foco na fauna. No Brasil, nossas equipes marcaram presença em diferentes portos do Brasil, levando conhecimento sobre os riscos relacionados à fauna silvestre nos terminais e as vantagens do planejamento antecipado para emergências que eventualmente possam afetar animais.
Por falar em fauna, mais de 200 animais passaram pelos Centros Operacionais da Aiuká, com casos de espécies como os pinguins-de-humboldt, teiú, rolinhas-picuí, corujas, albatrozes, ouriço-cacheiro, bichos-preguiça, irerês, gaviões e até uma onça! A atenção à necessidade de cada caso reafirma nosso trabalho para a preservação e a reintegração da fauna ao seu habitat, promovendo o ecossistema de onde está inserida.
A preservação destes ambientes depende do trabalho de órgãos fiscalizadores como o IBAMA, que tivemos o prazer de receber no COP-SP para uma oficina para discussões sobre o planejamento, gestão e atendimento da fauna em emergências ambientais. Além da apresentação de casos reais de emergências atendidas pela Aiuká, também realizou-se um exercício simulado com foco no dimensionamento de recursos para o atendimento da fauna. Também fomos anfitriões da delegação da Missão Etiópia, que esteve em nossa matriz em Praia Grande em junho, focada na troca de conhecimentos sobre Saúde Única e segurança alimentar. A visita incluiu representantes das Secretarias de Agricultura e Abastecimento, Saúde e Meio Ambiente e Infraestrutura de São Paulo, bem como instituições como a Defesa Agropecuária, PMP-BS e ICMBIO, fortalecendo nosso reconhecimento internacional e reafirmando o papel da Aiuká na conservação da biodiversidade em alinhamento com a saúde humana e animal, no conceito de saúde única.
Quando falamos de sociedade, temos muito orgulho de nossa parceria com os grupamentos ambientais das guardas civis de Praia Grande e de Rio das Ostras, onde estão localizadas as sedes da Aiuká, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Neste trabalho voluntário, de cunho socioambiental, fazemos parte do programa de capacitação dos guardas para que possam atuar em casos de acionamentos com fauna. Esses treinamentos, aliados a outras iniciativas junto aos clientes e universidades, resultaram na emissão de mais de 330 certificados em 2024, abrangendo temas como técnicas de captura, afugentamento, resgate e manejo de fauna em ambientes costeiros e offshore.
No campo das emergências ambientais, a Aiuká esteve presente em momentos críticos, atuando em situações como o incidente em Bretaña, no Peru, nas enchentes que afetaram o sul do Brasil e numa unidade em descomissionamento em Cabo Santo Agostinho, em Pernambuco. Nessas situações, nossa expertise foi fundamental na gestão da fauna, e no auxílio do entendimento dos efeitos dos para a mitigação dos impactos ambientais.
E, no ano em que comemoramos os 10 anos do COP Aiuká SP, iniciamos uma nova etapa de obras para ampliação; entregamos um projeto da Aiuká em parceria com o Porto de Paranaguá; finalizamos as obras de modernização do COP Aiuká RJ, em Rio das Ostras; e reformamos a sucursal em Lima, no Peru, que foi sede de uma importante reunião e simulado do GOWRS (Global Oiled Wildlife Response System). Todas essas melhoria visam atender às crescentes demandas, mantendo a excelência.
Além disso, tivemos um papel ativo na produção científica, participando de reuniões, simpósios e congressos nacionais e internacionais, onde contribuímos com nossas experiências e conhecimentos sobre o manejo e gestão da fauna silvestre. Essas ações reforçam nosso compromisso em compartilhar expertise e colaborar para o avanço da ciência e das melhores práticas.
Por fim, um marco significativo foi a aquisição da Aiuká pela EnvironPact, integrando-nos ao Grupo OceanPact. Essa aliança estratégica potencializa nossa capacidade de atuação e nos conecta a uma rede ainda maior de especialistas e recursos, reafirmando nosso papel como referência na área ambiental.
Encerramos o ano tendo impactado mais de 180 mil pessoas por nossos canais de comunicação, novos negócios sendo desenvolvidos, serviços e soluções para a fauna integradas aos planos e produtos de excelência do Grupo OceanPact. Cada planejamento traçado, relatório elaborado, reabilitação bem-sucedida e resultados obtidos, refletem a dedicação e o propósito que nos unem.
2024 foi um ano de transformação e conexão. Olhamos para 2025 com gratidão e entusiasmo, prontos para celebrar os 15 anos da Aiuká e continuar escrevendo novos capítulos dessa história. Obrigado a todos que fazem parte dessa jornada conosco!