Gustavo Antelmi

Emergências em terra e no mar

A expertise da Aiuká na gestão de emergências envolvendo a fauna impactada em acidentes com derramamento de óleo já é reconhecida internacionalmente. O que poucos sabem é que a instituição também se destaca em respostas a emergências que ocorrem em terra. Um exemplo é a sua atuação no âmbito do rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

Desde fevereiro de 2019, quando o incidente ocorreu, a Aiuká vem desenvolvendo atividades na resposta à fauna em parceria com a empresa Witt O’Brien’s Brasil. Atualmente, a Aiuká atua exclusivamente na Seção de Planejamento e, entre as atividades desenvolvidas, destaca-se a participação efetiva da equipe nos processos de melhoria dos produtos de rotina (reportes, relatórios e bases de dados), além da criação de um novo produto: um dashboard com informações históricas das diferentes frentes de trabalho relacionadas à fauna terrestre.

“Além dos processos de rotina, a Aiuká ainda atua na gestão da equipe da Seção de Planejamento, no relacionamento com o cliente, parceiros e órgãos públicos, apoiando o alinhamento entre todas as partes interessadas e visando sempre a aplicação das melhores práticas internacionais para o atendimento e o bem-estar animal”, comenta o engenheiro ambiental Daniel Barreto, que integra a equipe em Brumadinho. Desde o início da pandemia da covid-19, em março deste ano, a equipe vem trabalhando remotamente.

10/09/2020