Programas de resgate de fauna em terra e no mar

Aiuká vem desenvolvendo um programa de resgate de fauna para a indústria de energia elétrica. No Parque Estadual da Serra do Mar, torres de transmissão de energia estão sendo substituídas, processo que incorre na supressão da mata e na consequente necessidade de resgate, afugentamento e translocação da fauna local. 

O projeto durará vários meses e, diariamente, a equipe a Aiuká acompanha as atividades desenvolvidas pelas frentes de trabalho de supressão em campo. Elas incluem a identificação e a incidência de todas as espécies, criando assim um banco de dados. O objetivo desse trabalho é a prevenção e, dessa forma,  a diminuição dos impacto à fauna no local. A troca das torres é uma medida preventiva de manutenção da rede de distribuição de energia elétrica na região sudeste, onde se localiza a maior concentração populacional do país.

Esse trabalho evidencia a qualificação dos profissionais da Aiuká, especializados tanto na captura e cuidados de fauna silvestre terrestre como marítima. Nesse último caso, o embarque dos médicos veterinários da Aiuká em unidades marítimas do setor de petróleo se torna necessário quando um animal encontrado a bordo esteja instável clinicamente, tenha alto status de conservação ou coloque em risco os técnicos em casos de animais peçonhentos que requeiram manejo especializado.  Os profissionais da Aiuká são treinados em cursos requeridos como exigência para a permanência no ambiente offshore, em especial o Tropical Helicopter Underwater Escape Training (T-Huet) e o Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP).

São treinamentos de salvatagem, fundamentais para o trabalho em unidades marítimas e pré-requisitos de segurança, realizados continuamente pela equipe para o cumprimento dos critérios necessários ao embarque imediato em um cenário de emergência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *