A Aiuká é a primeira e única empresa brasileira com experiência nacional e internacional no planejamento, no resgate e na reabilitação de fauna afetada por vazamentos de petróleo para que retorne ao seu ambiente natural em segurança. Fundada em 2010 na Praia Grande, litoral sul de São Paulo, é formada por profissionais experientes e capacitados, que há mais de 15 anos atuam nas respostas a emergências envolvendo fauna silvestre.

A organização é uma das 11 no mundo - e a única representante da América Latina - que participa do desenvolvimento do sistema global de resposta à fauna oleada apoiada pelo Oil Spill Response Joint Industry Project nº 20 da International Petroleum Industry Environmental Conservation Association (IPIECA) junto ao Sea Alarm.

Por meio de acordos de cooperação, a Aiuká atua em todo o mundo em parceria com instituições como o International Bird Rescue (Estados Unidos), a Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (África do Sul) e o SeaAlarm Foundation (Bélgica). Além disso, no Brasil, conta uma ampla rede de instituições colaboradoras.

Seu Centro Operacional em Praia Grande, o COP Aiuká SP, e em Rio das Ostras, o COP Aiuká RJ, são modernas instalações, preparadas para a reabilitação de fauna oleada no Brasil.


MISSÃO

Oferecer serviços de planejamento, gerenciamento e resposta à fauna, prestados por equipe com excelência técnica e qualificada, altamente desenvolvida, assegurando a aplicação das melhores práticas nacionais e internacionais para conservação das espécies e o bem-estar dos indivíduos.


VISÃO

Consolidar e implementar a estruturação da resposta profissional à fauna, dando continuidade às ações de reabilitação e pesquisa científica, garantindo a excelência técnica. Permanecer na vanguarda do desenvolvimento de procedimentos e técnicas relacionados a conservação da biodiversidade.



VALORES

NOSSA EQUIPE > DIRETORES


Rodolfo Pinho da Silva-Filho

Rodolfo é médico veterinário e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas. Desde 1995, é coordenador do Centro de Recuperação de Animais Marinhos do Museu Oceanográfico de Rio Grande, na Universidade Federal de Rio Grande (CRAM-FURG). Desde 2000, é membro da Equipe Internacional de Resgate de Animais Selvagens em Contingências do Fundo Internacional para a Proteção dos Animais e seus Habitats (EmergencyRelief Team,InternationalFund for Animal Welfare - IFAW) e da Equipe de Resgate de Aves Aquáticas em Derramamentos de Petróleo do International Bird Rescue. Participou do Projeto Elefante-Marinho-do-Sul, na Ilha Elefante (Shetlands do Sul), durante a Operação Antártica de 1998/1999.

Atua, desde 1995, no resgate e reabilitação de animais marinhos atingidos por derramamentos de petróleo em diversos desastres ocorridos em todo o mundo, dentre os quais destacam-se: mancha órfã DyerIsland, Cidade do Cabo - África do Sul (agosto, 1995); Baía da Guanabara, Rio de Janeiro - Brasil (janeiro-março, 2000); M/V Treasure, Cidade do Cabo - África do Sul (junho-julho, 2000); M/V Jessica, Galápagos - Equador (janeiro, 2001); M/V Prestige, Galícia - Espanha (novembro-dezembro, 2002); mancha órfã Estonia, Tallinn - Estônia (fevereiro, 2006), Incidente CaletaCórdova, Província de Chubut, Patagônia - Argentina (janeiro-fevereiro, 2008), Baltic Champion, Rio Grande - Brasil (outubro, 2010).

Esteve presente nos principais eventos nacionais e internacionais referentes a captura e manejo de animais marinhos, com ênfase em fauna oleada. Dentre estes, pode-se destacar: Manejo de Animalesen Desastres Naturales, Derrames de Petróleo y Programas de Conservación (México, 2003); OiledWildlife Capture Workshop (Estados Unidos, 2007); 9th InternationalEffectsofOilonWildlifeConference (Estados Unidos, 2007), e 1º Seminário Internacional de Proteção à Fauna em Caso de Vazamento de Óleo (Brasil, 2013). Tem experiência na área de resgate e reabilitação de fauna marinha, manejo e medicina de animais aquáticos, simulações e treinamentos envolvendo reabilitação de fauna marinha oleada. Anilhador Sênior credenciado pelo CEMAVE-ICMBio.

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7673292751143993


Valeria Ruoppolo

Valeria é médica veterinária formada pela Universidade Paulista, Mestre e Doutora pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).

Desde 2000, é membro da Equipe Internacional de Resgate de Animais Selvagens em Contingências do Fundo Internacional para a Proteção dos Animais e seus Habitats (EmergencyRelief Team,InternationalFund for Animal Welfare - IFAW) e da Equipe de Resgate de Aves Aquáticas em Derramamentos de Petróleo do International Bird Rescue. Atuou no resgate e recuperação de animais marinhos atingidos por derramamentos de petróleo em diversos desastres ocorridos em todo o mundo, dentre os quais destacam-se: Baía da Guanabara, Rio de Janeiro - Brasil (janeiro-março, 2000); M/V Treasure, Cidade do Cabo - África do Sul (junho-agosto, 2000); M/V Jessica, Galápagos - Equador (janeiro, 2001); M/V Prestige, Galícia - Espanha (novembro-dezembro, 2002); M/V Rocknes, Bergen - Noruega (janeiro-fevereiro, 2004); PEMEX, Coatzacoalcos - México (janeiro, 2005); M/V Vogelneft, Estreito de Kerch - Rússia (novembro, 2007); encalhe em massa de pinguins-de-Magalhães juvenis no Nordeste brasileiro (setembro-outubro, 2008); LR Mimosa, Bahía de Quintero – Chile (setembro, 2014).

Tem experiência na área de medicina de animais aquáticos, patologia animal, reabilitação de fauna marinha, elaboração de planos de contingência à fauna, simulações e treinamentos envolvendo reabilitação de fauna marinha oleada. Anilhadora Sênior credenciada pelo CEMAVE-ICMBio.

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9649551733489946