Em agosto, a equipe da Aiuká esteve presente em dois eventos internacionais e dois nacionais. O primeiro ocorreu no início do mês, em Porto Iguaçú, na Argentina, durante o Congresso de Ornitologia das Américas, realizado entre os dias 8 e 11. A bióloga Carolina Galvão, do setor de Projetos, apresentou o pôster “Interações entre aves e plataformas marítimas na Bacia de Santos”, um estudo baseado em resultados do Projeto de Monitoramento de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE), uma das atividades de prontidão da Aiuká.
Já a médica veterinária Valeria Ruoppolo, diretora de Projetos da Aiuká, em conjunto com o Lic. Sergio Rodriguez Heredia, da Fundación Mundo Marino, ministrou diversas palestras e casos de estudo durante o curso “Manejo de Fauna en Emergencias Ambientales”. O evento foi organizado pela Asociación Grupo Argentino de Cuidadores de Animales Silvestres (GACAS), pela Fundácion Mundo Marino e pela Aiuká nos dias 24 e 25 em San Clemente Del Tuyú, também na Argentina.
No dia 31 de agosto, Valeria Ruoppolo e a médica veterinária Jéssica Domato, do setor de Operações da Aiuká, se revezaram em duas palestras sobre “Resgate e reabilitação de fauna marinha” e “Resgate e reabilitação de fauna marinha oleada”, que integraram a programação da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária da Unip, em São Paulo (SP). Esse evento continua com a colaboração da Aiuká, que receberá 30 estudantes do curso para uma aula teórica no COP Aiuká SP no dia 1º.
Ainda em 31 de agosto, o médico veterinário Rodolfo P. da Silva, diretor de Operações da Aiuká, fez palestra sobre “Reabilitação de animais marinhos”, realizada durante a XIV Semana da Biologia Marinha e do Gerenciamento Costeiro do Instituto de Biociências do Campus Litoral Paulista da Unesp (IB/CLP – Unesp).