A Aiuká retomou as atividades de prontidão e atendimento à fauna in loco durante a nova fase de operações de remoção de rochas do fundo marinho em um Porto na região Sul do Brasil. Em maio, a operação foi reiniciada e diversas medidas tornaram a ser implementadas para mitigar os impactos aos animais que ocorrem na área. Entre elas, o monitoramento e resgate de espécies que pudessem ser atingidas. Diversas medidas de afugentamento são tomadas para garantir a segurança dos animais no local.
Todo esse trabalho tem sido realizado pela Aiuká, que instalou uma Unidade Móvel de Estabilização de Fauna no Porto. Antes e após cada explosão, as equipes de monitoramento embarcado observam a presença de mamíferos marinhos, tartarugas, aves e cardumes de peixes a fim de reduzir os impactos e resgatar animais durante a possiblidade de alguma ocorrência.
Já as equipes em terra ficam de prontidão para a recepção, estabilização e atendimento da fauna que, eventualmente, possam necessitar de cuidados.
Essa operação foi pauta de reportagem do telejornal “Boa Noite”, transmitido pela afiliada da TV Globo em Paranaguá, e contou com a participação do médico veterinário José Carlos Neto, da Aiuká.