A Aiuká continua reabilitando aves impactadas por acidente com derramamento de óleo no Peru e, entre os pacientes, estão os pinguins-de-Humboldt (Spheniscus humboldti). Eles são parentes próximos dos pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), que ocorrem no Brasil, mas estão presentes apenas no Peru e no Chile, sendo encontrados exclusivamente no Oceano Pacífico (o de Magalhães ocorre no Pacífico e no Atlântico).
Responsabilidade Socioambiental
A Aiuká entende que sua missão não se limita aos serviços prestados, alcançando também ações que vão ao encontro da compreensão ética da necessidade de proteção igualitária para todos os seres do planeta.
Dessa forma, recebe e reabilita a fauna marinha que é encontrada, encaminhando aos Centros Operacionais da organização no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Os COPs Aiuká tratam e reabilitam os animais para, depois, devolvê-los ao seu habitat. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe de médicos veterinários altamente qualificada e especializada, que se empenha em oferecer aos animais tratamentos adequados e referendados pela comunidade acadêmica nacional e internacional.