Uma corujinha-do-mato (Megascops choliba) foi devolvida à natureza depois de ser reabilitada pela equipe da Aiuká. Ela foi encontrada dentro de um apartamento e o morador acionou a Guarda Ambiental de Rio das Ostras (RJ) para o resgate, explicando que a ave não conseguia voar.
Já no Centro Operacional da Aiuká em Rio das Ostras (COP Aiuká RJ), a corujinha-do-mato foi radiografada e constatou-se uma fratura da asa direita, que foi imobilizada. O tratamento incluiu medicação para controle da dor e potenciais infecções, suplementação vitamínica e diversas sessões de fisioterapia. A consolidação óssea foi constatada por uma nova radiografia e a ave voltou à natureza depois de 74 dias em reabilitação!
Responsabilidade Socioambiental
A Aiuká entende que sua missão não se limita aos serviços prestados, alcançando também ações que vão ao encontro da compreensão ética da necessidade de proteção igualitária para todos os seres do planeta.
Dessa forma, recebe e reabilita a fauna marinha que é encontrada, encaminhando aos Centros Operacionais da organização no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro. Os COPs Aiuká tratam e reabilitam os animais para, depois, devolvê-los ao seu habitat. Esse trabalho é desenvolvido por uma equipe de médicos veterinários altamente qualificada e especializada, que se empenha em oferecer aos animais tratamentos adequados e referendados pela comunidade acadêmica nacional e internacional.