A participação em quatro simulados realizados ao longo de setembro evidenciou mais uma vez a experiência da Aiuká nessa atividade fundamental para o licenciamento ambiental no setor de exploração e produção de petróleo e gás. A equipe se dividiu em atividades organizadas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em Sergipe, no Ceará e também no Peru, onde a Aiuká mantém uma sucursal.
O simulado realizado entre os dias 18 e 20 de setembro no Ceará se configurou como o maior exercício em campo já realizado no Brasil e foi um dos requisitos de licenciamento ambiental do IBAMA para a perfuração de poços na Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira.
A Aiuká mobilizou onze profissionais para participar desse exercício, atuando no monitoramento de fauna, com ênfase no afugentamento e captura preventiva, além de também estarem presentes no Posto de Comando da seção de Planejamento no Rio de Janeiro. No total, para este exercício, foram mobilizadas mais de mil pessoas, quatro aeronaves, cinco ambulâncias, 70 veículos terrestres e mais de 60 embarcações para as ações de simulação de contenção e recolhimento de petróleo, proteção costeira e de monitoramento, resgate e atendimento à fauna.