Entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024, Lima, no Peru, sediou uma importante reunião do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), com organização da Aiuká Perú, filial da Aiuká no país. O evento contou com a participação das mais renomadas organizações mundiais especializadas na avaliação e resposta emergencial a animais afetados por derramamentos de óleo, e incluiu discussões estratégicas e a realização de um simulado de campo.
A diretora da Aiuká, Valeria Ruoppolo, atual chair do GOWRS, moderou as atividades do encontro, reforçando a importância da colaboração global para expandir o acesso a conhecimentos e serviços especializados em fauna oleada. A atuação coordenada das organizações do GOWRS é fundamental para enfrentar os desafios globais nessa área.
Entre os participantes estavam organizações de destaque que compõem o GOWRS: Aiuká (Brasil e Peru), Focus Wildlife International (EUA), International Bird Rescue (EUA), Oiled Wildlife Care Network/University of California, Davis (OWCN, EUA), PRO BIRD (Alemanha), Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA, Reino Unido), Southern African Foundation for the Conservation of Coastal Birds (SANCCOB, África do Sul), Tri-State Bird Rescue and Research (EUA), WILDBASE/Massey University (Nova Zelândia), e Wildlife Centre Ostend (Bélgica).
Além das discussões estratégicas e do simulado, o grupo teve a oportunidade de visitar o Centro Operacional da Aiuká no Peru (COP Aiuká Lima), onde puderam conhecer a equipe local e membros da equipe do Brasil que estiveram presentes para recepcionar os convidados. Todos os esforços foram voltados para o fortalecimento das estratégias de avaliação, gestão e proteção da fauna em risco durante o vazamento de óleo.
O GOWRS reafirma seu compromisso com a preparação e resposta eficazes aos incidentes com potencial de envolver a fauna. Seu diferencial está na disponibilidade de um “assessment team” altamente qualificado. Essa combinação de especialistas garante a aplicação das melhores práticas internacionais na análise das probabilidades de resposta.
A Aiuká se destaca como representante da América Latina a fazer parte desse seleto grupo de organizações. Essa posição reforça o papel da Aiuká como uma referência internacional, levando a expertise latino-americana para o cenário global e contribuindo ativamente para a proteção da fauna em incidentes de grandes proporções. Fazer parte do GOWRS significa estar entre as principais organizações capazes de responder à fauna em emergências Tier 3 e a Aiuká orgulha-se de ser um membro essencial dessa rede.