A Aiuká marcou presença na 10ª edição da Interspill, realizada de 8 a 10 de abril, em Londres, um dos mais importantes eventos globais de preparação e resposta a derramamentos de óleo.
Integrante da OceanPact, a Aiuká se destacou na programação “Wildlife“, reforçando a importância de integrar a proteção da fauna aos planos de contingência e de resposta a emergências ambientais.
A diretora da Aiuká, Valeria Ruoppolo, participou do painel com o tema: “Fortalecendo a Preparação e Resposta à Fauna: O Papel Crítico dos Exercícios, o Exemplo do Brasil”. Em sua apresentação, Valeria abordou a evolução da preparação brasileira para a resposta à fauna em emergências, reforçando a relevância dos exercícios simulados periódicos, presenciais e de campo, para manter a capacidade de resposta eficaz.
Segundo ela, “os exercícios permitem validar planos, identificar oportunidades de melhoria, fortalecer o trabalho conjunto entre especialistas em fauna dentro do Posto de Comando e as equipes de resposta, além de garantir uma atuação mais rápida e eficiente em defesa da fauna que nem sempre é tratada com a prioridade que se deveria”.
Valeria pontua também a contribuição da Aiuká no congresso ao levar o tema: “Legislação em diferentes países: a importância da proteção da fauna e das estratégias de resposta dentro dos planos de contingência”. A apresentação evidenciou que, apesar dos avanços em regulamentações ambientais, ainda são poucos os países que incorporam diretrizes específicas para a fauna em seus planos de emergência. O estudo reforçou a necessidade de integrar a proteção da fauna aos marcos regulatórios e às práticas corporativas de maneira preventiva, desenvolvendo soluções antes que os incidentes ocorram, e não apenas em resposta a eles, de forma reativa.
A Aiuká também esteve presente no stand do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS): O GOWRS Ltd oferece serviços de resposta a animais selvagens afetados por petróleo por meio de uma rede de organizações líderes mundiais em preparação e resposta a emergências com animais selvagens afetados por petróleo, que representam uma voz unificada para as atividades de preparação e resposta.
Os membros da rede trabalham juntos para garantir assistência rápida e eficiente para a fauna afetada pelo petróleo e melhorar a preparação da resposta a animais selvagens para a indústria, governo e partes interessadas não governamentais, de acordo com as boas práticas internacionalmente acordadas.
Além da participação da Aiuká, a OceanPact foi destaque no evento, patrocinando o auditório OceanPact Science & Innovation Theatre e promovendo um workshop sobre o uso de dados em tempo real para a resposta a derramamentos de óleo, além de diversas contribuições técnicas em painéis e trabalhos científicos.
A atuação da Aiuká na Interspill teve como um dos grandes objetivos apresentar a importância da fauna como parte estratégica da preparação e resposta a emergências ambientais, unindo ciência, técnica e experiência para oferecer soluções que vão além da conformidade, agregando valor às operações e à conservação da biodiversidade.