Em agosto, a Aiuká recebeu um exemplar de cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) resgatado próxima a uma Unidade de Tratamento de Gás no litoral norte de São Paulo. Ao ser avistado em área operacional, a equipe local rapidamente entrou em acionou a Aiuká, como parte do procedimento correto de atendimento de animais silvestres, seguindo as diretrizes nacionais de boas práticas. Após avaliar a situação, nossa equipe orientou que os brigadistas, previamente capacitados pela Aiuká, realizassem a captura do animal. Paralelamente, mobilizamos recursos e profissionais especializados, que se deslocaram até o local para conduzir o resgate e o atendimento inicial de forma segura e eficiente.
Encaminhado ao Centro Operacional da Aiuká (COP Aiuká SP), o animal iniciou um rigoroso processo de reabilitação. Durante esse período, foram realizados diversos exames clínicos e laboratoriais que permitiram o diagnóstico preciso e a aplicação do tratamento adequado. A resposta ao tratamento foi bastante positiva e, após os exames finais realizados, constatou-se que o animal estava totalmente recuperado, saudável e apto para retornar ao seu habitat. O indivíduo foi devidamente microchipado e devolvido à natureza.
Confira alguns registros de mais uma história de atendimento de fauna pela Aiuká, realizada com dedicação de nossa equipe e com a participação de parceiros que compartilham do mesmo propósito de proteger a fauna.







