Um carcará (Caracara plancus) e um quiri-quiri (Falco sparverius) foram soltos na manhã do último dia 7 de março pelas equipes da Aiuká e do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande no Parque Estadual da Serra do Mar. As aves estavam em reabilitação no Centro Operacional Aiuká (COP Aiuká SP) depois de terem passado por cirurgia na WildVet Clínica Veterinária, em São Paulo.
O carcará foi resgatado pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Praia Grande durante uma operação de retirada de submoradias irregulares construídas em área de preservação. A ave estava com as garras e as penas das asas cortadas, ação bem provavelmente realizada por uma pessoa que pretendia mantê-la em cativeiro. Além do tratamento apropriado, o carcará também foi treinado utilizando-se técnicas de falcoaria a fim de recuperar suas habilidades de voo.
Em dezembro do ano passado, o carcará passou por uma cirurgia de implante de penas na asa esquerda, realizada pelo médico veterinário André Grespan, da WildVet Clínica Veterinária, profissional parceiro da Aiuká. O procedimento foi realizado a fim de aumentar as chances de sucesso na soltura do carcará, uma vez que a muda forçada (retirar as penas cortadas a fim de estimular o crescimento de novas, alternativa ao implante) poderia aumentar o período de reabilitação e, assim, comprometer a sua liberação. “Quanto maior o tempo em cativeiro, menores são as chances de um animal silvestre se recuperar porque desenvolvem problemas secundários, como por exemplo escaras de apoio”, explica Valeria Ruoppolo, diretora da Aiuká.
As penas implantadas no carcará pertenciam a uma ave da mesma espécie, que também esteve em reabilitação na Aiuká por pouco mais de dois meses. Ela havia sido atingida por cinco projéteis do tipo chumbinho e, devido à impossibilidade de remoção dos objetos sem sequelas durante a cirurgia e a constatação de alto nível de contaminação pelo metal, decidiu-se pela sua eutanásia.
Já o quiri-quiri – um macho – também passou por cirurgia com o médico André Grespan. Ele tinha uma fratura na asa direita e ganhou um pino para fixar o osso, retirado depois da fixação. Chegou ao COP Aiuká SP em janeiro, junto com uma fêmea da mesma espécie resgatada com ele e que foi liberada em fevereiro. O quiri-quiri recuperado também fez treinamento de falcoaria como parte do programa de reabilitação.
No próximo domingo, dia 12, a soltura do carcará e do quiri-quiri será pauta de reportagem da edição do programa Domingo Espetacular, exibido às 19h30 pela Record TV.
Veja o vídeo de soltura das aves na página da Aiuká no Facebook – facebook.com/aiukaconsultoria.