A reabilitação de um animal que ingressa para tratamento na Aiuká sempre envolve muito empenho, dedicação e esforço. Não foi diferente com um gavião-asa-de telha (Parabuteo unicinctus), espécie de ave rapinante que recebeu cuidados bastante criteriosos depois de ter sido resgatado pelo grupamento ambiental da Guarda Civil Municipal de São Vicente em dezembro de 2023 e encaminhado para o Centro Operacional da Aiuká em Praia Grande (COP Aiuká SP).
“Na admissão, foi identificado que se tratava de um gavião-asa-de-telha ainda juvenil e que apresentava fratura na asa esquerda, o que lhe impossibilitava o voo”, explica a médica veterinária Maraya Lincoln Silva, assistente de Operações de Resposta à Fauna da Aiuká.
O tratamento clínico foi realizado e houve a completa recuperação da lesão na asa da ave. “Iniciamos então um programa de treinamento de falcoaria para sua reabilitação física, visando o ganho de massa muscular e o condicionamento necessário para que o animal pudesse estar apto para voar novamente. A resposta aos treinamentos foi excelente e, após um período intensivo de treinos, o gavião demonstrou que mantinha preservado seu comportamento natural, incluindo as habilidades de caça e voo”, conta Maraya. Depois de ter atestada a sua plena recuperação, a ave voltou ao seu habitat no dia 2 de abril.
Segundo Maraya, os rapinantes são extremamente especializados na caça e, por isso, o seu processo de reabilitação exige cuidados intensivos e acompanhamento diário para que recuperem a aptidão física e agilidade na caça. “Casos como este reforçam a importância do trabalho em equipe e da dedicação à reabilitação da vida selvagem. Cada resgate é uma oportunidade de fazer a diferença, e sou imensamente grata por ter sido parte desta história de sucesso”, comenta Maraya.
“Esse caso ainda evidencia a importância da parceria com outros órgãos ambientais, neste caso, com a GCM de São Vicente, que atendeu a ocorrência e nos encaminhou a ave. Esse tipo de trabalho conjunto colabora imensamente com a preservação da fauna”, opina a médica veterinária Valeria Ruoppolo, diretora da Aiuká.