Atuar com fauna é a especialidade da Aiuká e esse conhecimento não fica restrito às atividades técnicas, sendo também disseminado também na forma de ações de educação ambiental, potencializadas neste mês em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho. Intitulada “Semana do Meio Ambiente 2024 Aiuká – Conexão Fauna”, essa ação está integrando as unidades da Aiuká em São Paulo, Rio de Janeiro, Paranaguá e Lima, no Peru, levando uma série de atividades para parceiros e clientes.
“Nosso objetivo é disseminar informações voltadas à importância da conservação do meio ambiente e da biodiversidade, além dos cuidados com a fauna. Ao mesmo tempo, fortalecemos nossas relações com nosso público”, explica Driellie Mello, supervisora técnica da Aiuká. Foram realizadas diferentes atividades para empresas do setor portuário, órgãos públicos e empresas. Equipes da Aiuká atuaram no Porto de Santos e Paranaguá, em indústrias no Guarujá (SP) e em Lima, no Peru, conectando a fauna também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU às atividades diárias das empresas.
“Além de ministrar palestras, participamos de duas exposições de educação ambiental, levando materiais que utilizamos no resgate e reabilitação de fauna e acompanhamos uma ação da Prefeitura de Praia Grande junto à entidades parceiras em uma ação de limpeza de praia no bairro do Solemar”, conta Ana Carolina Guimarães Lemes, assistente técnica de Projetos . “Nessas ações, a Aiuká também apresentou conteúdos sobre fauna e sua atuação no resgate, manejo e soltura, exemplificando casos de sucesso”, completa.
Na ação realizada na praia do Solemar, em particular, a exposição promovida pela Aiuká recebeu visitas de crianças e adolescentes de escolas da rede pública e também de pessoas que estavam presentes na atividade. “Foi uma forma de aproximar-nos da comunidade e mostrar mais de perto o trabalho realizado pela Aiuká”, comenta Gabriele Andreia da Silva, assistente de Projetos de Resposta à Fauna na Aiuká. “Essas atividades estreitam laços de parceria e criam sentimentos de pertencimento por meio da sensibilização das pessoas”, conclui.