Resposta à emergência em tempos de covid-19

Em 10 de novembro, a Aiuká participou de mais um evento do Global Oiled Wildlife Response System (GOWRS), sistema formado por um seleto grupo de entidades internacionais especializadas em emergências com fauna oleada e do qual a organização é a única representante latino-americana. Desta vez, foi realizado um exercício com as outras dez participantes do GOWRS em conjunto com a equipe da Oil Spill Response Ltd. (OSRL), a fim de simular uma resposta de emergência durante uma pandemia, cenário que reproduziu o atual momento mundial.

O principal objetivo consistiu em avaliar os principais desafios de gestão, logística e bem-estar físico e mental dos profissionais participantes da operação. Por exemplo, foram analisadas as necessidades específicas de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de que forma a reposição desses recursos ocorreria em um país carente desses tipos de materiais. Além disso, a restrição de deslocamento entre os países e a obrigatoriedade da quarentena também foram considerados, entre outros aspectos. Os integrantes foram separados em três grupos a fim de buscar soluções para a viabilização da resposta e concluíram que seria possível efetuá-la mesmo diante da sua complexidade.

Esse simulado dá continuidade aos exercícios da indústria petrolífera com participação frequente da Aiuká. Só em outubro, por exemplo, foram realizados outros sete simulados por clientes da organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *