Um tamanduá-mirim (𝘛𝘢𝘮𝘢𝘯𝘥𝘶𝘢 𝘵𝘦𝘵𝘳𝘢𝘥𝘢𝘤𝘵𝘺𝘭𝘢) foi resgatado pela Guarda Civil Municipal de São Vicente (SP) após ser encontrado dentro da propriedade de um munícipe e encaminhado ao Centro Operacional da Aiuká em Praia Grande (COP Aiuká SP).
A ação integra o projeto de responsabilidade ambiental que mantemos com munícipios da Baixada Santista, colocando à disposição nosso conhecimento técnico em benefício da fauna e do meio ambiente local.
No COP-SP, nossa equipe realizou a avaliação clínica do indivíduo e constatou que ele não apresentava lesões, alterações fisiológicas ou sinais de comprometimento da saúde. O animal apresentava ainda bom escore corporal, comportamento compatível com a espécie e parâmetros dentro da normalidade. Com esse diagnóstico, foi possível realizar a soltura imediata em área de mata próxima ao local de ocorrência, garantindo seu retorno seguro ao habitat natural.
Esse registro reforça que estamos inseridos na área de vida da fauna silvestre, e que encontros como esse tendem a ser cada vez mais frequentes. Estamos em uma região que compõe os cerca de 20% remanescentes da Mata Atlântica, bioma que ainda abriga grande diversidade de espécies.





Como agir em situações semelhantes
- Evite o contato direto com o animal;
- Acione imediatamente a Polícia Ambiental ou a Guarda Ambiental local, para que a captura e a relocação sejam feitas com segurança, tanto para o animal quanto para as pessoas.
A Aiuká destaca e valoriza as parcerias com as Guardas Ambientais e Municipais, fundamentais para uma resposta ágil e responsável na proteção da fauna silvestre.